CURSOS OFERECIDOS



O Formação pela Escola é organizado em cursos modulares de 40 horas cada, assim distribuídos:

- Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE)
- Programa de Transporte do Escolar (PTE)
- Programas do Livro (PLi)
- Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos  Profissionais da Educação – Fundeb
- Prestação de Contas
- Controle Social para uma Gestão Cidadã e
- Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação - SIOPE



Cada curso de 40 horas é realizado em duas fases: presencial, com 8 horas de duração (4h no início e 4h no final), e a distância com 32 horas pela internet na plataforma Moodle, num período mínimo de 30 dias e no máximo de 45 dias.

Inscrições

Os interessados em participar dos cursos podem ter acesso ao formulário de inscrição clicando aqui 


Mas atenção!  As inscrições com o tutor Oldair Santos só valem para os municípios de Coaraci, Itabuna e Itajuípe / BA.

Os cursos do  Formação pela Escola funcionam em períodos bimestrais durante todo o ano:


1º período – janeiro e fevereiro;
2º período – março  e abril;
3º período – maio e junho;
4º período – julho e agosto;
5º período – setembro e outubro;
6º período – novembro e dezembro;

As pré-inscrições poderão ser realizadas de acordo com o cronograma apresentado pela coordenação estadual e a rede de tutoria regional ou municipal. Cada turma terá até 40 alunos. Os inscritos que tiverem a matrícula confirmada devem comparecer ao encontro presencial em data a ser confirmada pelo tutor regional ou municipal. Não havendo disponibilidade de vagas para todos os pré-inscritos, terão prioridade aqueles que já cursaram outros módulos.

Material didático
 
Os cursos contam com material didático em versão on-line, disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle). Os textos dos cursos são de linguagem simples e acessível, podendo ser impressos pelo cursista.  Esse material é composto  por caderno de estudo, caderno de atividades e vídeos que auxiliarão o cursista e o tutor na condução das atividades pedagógicas, também disponíveis no Portal http://www.fnde.gov.br/, no link Formação pela Escola / Consultas.
Avaliação
A avaliação dos cursistas é feita de duas formas: auto-avaliação e avaliação realizada pelo tutor. Ao término do curso, é entregue o certificado de conclusão ao cursista que alcançar aproveitamento em todos os itens do processo de avaliação do Sistema de Informação do Formação pela Escola (SIFEWEB).
Monitoramento

O FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, disponibiliza a formação continuada a distância em suas ações – PDDE, Pli, PTE, Pnae, Fundeb  e outros, com o objetivo de fazer chegar de maneira rápida e eficiente a informação a todos os gestores  municipais e escolares, técnicos e profissionais de educação, conselheiros educacionais,  legisladores e comunidade, sobre a execução e o controle social da aplicação dos recursos destinados à educação.



Aguardo sua inscrição.

Oldair Santos